BelezaCabelo

Estrutura Do Fio Capilar: Como Cuidar Dos Fios?

Seja ele curto, médio ou longo, preto, ruivo ou loiro. Com grandes cachos em espiral ou fios alinhados e escorridos. De aspecto seco, oleoso, normal, ou até mesmo sem muita definição.

Sempre a procura incessante pelo bem cuidado e brilho intenso. Estou falando de cabelos e suas características, que leva mulheres do mundo inteiro ao pensamento comum de como cuidar dos fios que a vida me deu.

E Como prometido anteriormente, hoje falaremos da estrutura do nosso fio capilar. Este que serve como proteção, moldura para nosso rosto e nos leva tantas vezes em busca do tratamento certo e tão necessário.

O cabelo é um dos pelos que nós mamíferos possuímos, e está posicionado na parte superior da cabeça no corpo humano. Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. São diferentes pois possuem grande quantidade em uma única área e comprimento considerável em relação aos outros pelos do nosso corpo.

Ele funciona como proteção ao couro cabeludo da abrasão mecânica, além de isolante térmico dos raios solares, exposição a poluição e a produtos químicos. O cabelo é queratinizado e podemos dividi-lo em três partes para melhor compreensão, Cutícula, córtex e medula.

A Cutícula é a camada mais externa do fio que se divide de 5 a 12 camadas que, sobrepostas e coesas mediante um cimento rico em aminoácidos, protegem as estruturas internas. Essas camadas ou placas bem alinhadas e seladas vão manter os nutrientes no interior da estrutura e refletir bem a luz para o brilho intenso tão desejado por todas nós. Quanto mais apertadas mais luminosidade é notada. As cutículas precisam estar em boas condições para o cabelo ter aspecto saudável.Elas também conferem a maleabilidade dos fios.

 Existem tratamentos para a selagem dessas cutículas. Lembrando que elas sofrem muito com as ações naturais como raios solares, chuva e poluição, além da ação mecânica de pentear e escovar. Mas os grandes vilões são os tratamentos químicos que fazemos como as mechas, alisamentos e colorações. Como falado no post anterior, cabelos saudáveis apresentam cutículas bem fechadas. Fazendo com que nossos esforços com tratamentos de hidratação (reposição de água), nutrição (reposição de lipídeos) e reconstrução (reposição de massa) permaneçam dentro do fio e deem o resultado esperado.

O córtex é a região intermediária do fio, onde conseguimos transformar e adaptar a característica física do cabelo. Esta parte é realmente importante, pois é lá que se encontram todas as ligações químicas. Sejam elas salinas, de hidrogênio ou de enxofre. Ele é uma camada composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina e unidos por uma cola ou cimento intercelular biológico. Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de Enxofre.

É a melanina que confere a característica cor dos nossos fios, que podem ser vistos pois a cutículas, camada mais externa, são transparentes.

 O córtex é responsável também pela resistência e elasticidade dos cabelos.

Depende de como está o córtex para os cabelos estarem, fracos ou fortes, com efeito emborrachado ou quebradiços.

Todas as vezes que fazemos reconstrução ou reposição de massa, estamos reabastecendo nosso córtex capilar. Com as células de aminoácidos que perdemos nos tratamentos químicos ou danos naturais pela ação do tempo. Por isso precisamos ficar atentas aos nossos produtos da rotina de beleza, e verificar se possuem os ativos necessários aos nossos amados fios.

E por último temos a medula capilar. A camada mais interna e centralizada do fio. Ela tem característica esponjosa e está ausente em alguns fios, não modificando sua aparência. Estudos indicam que a medula pode estar ligada com o processo de germinação e condução do novo fio ao poro. Mas ainda não se sabe a real utilização dessa parte da estrutura capilar.

Quando compreendemos a estrutura que nossos cabelos possuem, podemos pensar melhor nos procedimentos químicos que queremos realizar, além da escolha de tratamentos específicos aos seus fios. Sejam eles secos, oleosos ou normais. Lendo os posts anteriores  (clique Aqui) você encontrará informações complementares ao assunto e produtos para completarem sua rotina de beleza e chegar ao tão sonhado cabelo de propaganda de shampoo. É só nutrir suas madeixas com que for necessário à saúde delas, e em troca eles brilharam intensamente.

Então mais uma vez espero ter ajudado e melhorado sua expectativa em permanecer linda. Continue então feminina e se vestindo sempre de amor. Até breve.

Sigam meu insta @camimaria_oli e o @qualosegredo.

Camila Oliveira

1 comment

  1. Isabella Desterro 19 junho, 2017 at 23:35 Responder

    Gostei de mais, uma super aula para entender como e a estrutura capilar.

    Continuem assim brilhando sempre.

    Obg.

Leave a reply