Meu lookModaModa Festa

Vestido Para Madrinha De Casamento! E agora? Como Escolher?

Eis que sua amiga lhe traz um convite perfeito para ser madrinha no casamento dela. Mas ai junto com a felicidade vem aquela dúvida e desespero: Qual vestido escolher? Como escolho um modelo que não irei passar vergonha?Há pouco tempo fui madrinha de um casamento, a cerimônia foi noturna, na igreja e acompanhada por uma festa em um salão. Para o evento optei por um vestido longo (acho mais adequado), tom vermelho que está na minha cartela de cores que valorizam meu tom de pele e com aplicação em renda, um decote discreto que não deixou vulgar.

O vestido foi da Kelly Costa Alta Costura, uma loja que trabalha com venda de vestidos de festa, localizada em Belo Horizonte. É possível comprar um modelo pronto e ajustar ou pedir por encomenda, os modelos vão desde vestidos para madrinhas, convidadas até noivas. As peças acompanham as últimas tendências e são maravilhosas.

Inicialmente a escolha do vestido ideal parece uma tarefa árdua não é? Mas acredite, pode ser mais fácil do que você imagina, basta atentar para algumas dicas essenciais que abordarei a seguir.

O HORÁRIO DA CERIMÔNIA´- O horário vai influenciar na escolha, uma vez que para eventos diurnos escolhemos modelos mais delicados, em tons mais claros, estampados ( as estampas podem ser grandes, florais), com menos brilho ou até mesmo sem, com leveza e fluidez. Eventos noturnos nos permitem abusar no brilho, optar por modelos mais ousados, cores impactantes e escuras, tecidos elaborados e pesados (claro que isso não impede de você usar tons claros também).

Se a cerimônia iniciar durante o dia e continuar com festa noturna você pode optar por agregar brilho por meio dos acessórios, devido ao fato de ser uma ocasião semi-formal.

O LOCAL: É de grande relevância, pois vamos imaginar que a cerimônia aconteça em um sítio e durante o dia. Não vai pegar bem você investir em um vestido extremamente glamouroso, brilhante, todo trabalhado em pedrarias, longo e em cores escuras.

Por outro lado imagine um evento noturno, com baile em estilo formal e você escolhe um vestido super simples, sem vida, que seja ofuscado diante de um evento tão importante. Afinal você é madrinha! Uma peça chave no casamento, deve estar linda e elegante, preferencialmente deve adequar-se ao estilo da festa e cerimônia para harmonizar ainda mais.

Então procure saber se será um sítio, local aberto ou fechado, praia, salão de festas para definir o que vestir.

OBS: Já ouvi relatos de pessoas que foram de salto fino em casamentos realizados em sítio, logo o salto ficou agarrando na grama e terra. Então não esqueça que o calçado faz parte do seu look, para escolher o modelo atente-se para o local.

DECOTES E COMPRIMENTO: Evite decotes exagerados que possam evidenciar demais o corpo, vestidos extremamente justos. Afinal uma cerimônia de casamento é algo importante e sagrado, sem contar que a exposição exacerbada do corpo pode causar desconforto aos noivos e convidados, eles podem interpretar como falta de respeito caso sejam sistemáticos ou religiosos. O comprimento mais utilizado é o longo, você tem a opção de escolher o midi, mas se for curto não ultrapasse o máximo de 3 dedos acima do joelho, pois corre o risco de parecer vulgar.

BRANCO É EXCLUSIVO DA NOIVA: A noiva será a estrela da noite, então é importante evitar um vestido que seja semelhante ao dela. Exceto se a noiva estabelecê-lo como dress code ( a cor usada pelas madrinhas), neste caso procure um modelo que não pareça com vestido de noiva.

EVITE USAR O PRETO: A moda está cada vez abolindo mais as regras e se a noiva não se importar você pode sim usar o preto. Mas existem muitas pessoas que acreditam que a cor não favorece nesse tipo de evento, que pode remeter a ideia de luto e tristeza no caso de madrinhas (convidadas não precisam preocupar).

A COR IDEAL: Algumas noivas escolhem o tom dos vestidos de suas madrinhas, neste caso respeite a decisão já que o dia é dela., mas esta opção está caindo em desuso nos últimos tempos.

Não invente de apostar em algo que não vá de encontro com o desejo da noiva. O DIA É DELA! Algumas também optam por modelos temáticos, dai a importância de conferir se a vestimenta é de escolha livre ou já existe definição. No caso da noiva deixar o vestido a sua escolha opte por cores que valorizem o seu tom de pele, combine com o horário do casamento, considere se será um evento noturno ou diurno.

MODELO: Em caso de não haver um modelo preestabelecido procure experimentar diversos modelos até encontrar um que valorize seu corpo e combine com o estilo do evento. Recortes diferenciados são modernos e podem favorecer seu biotipo. Sempre afaste do vulgar, volumes em excesso ou que destaque mais que a noiva.

E SE EU QUISER FUGIR DO TRADICIONAL? Bom, caso você queira usar saias ou macacões mesmo sendo madrinha consulte a noiva para ter a certeza de que ela não se importará. É possível sim compor looks lindos com saias que até resultam em looks semelhantes aos vestidos, mas não esqueça que não devem ser muito curtas.

Se a roupa for mais simples tente valorizar o visual com acessórios, maquiagem e penteado.

A Produção foi feita no meu salão preferido que é parceiro aqui do blog O Clip Imagem, Maquiadora Tereza e o cabelo por Kate (assistente do Bruno Marlieri meu hair stylist).(Acesse o site aqui)

Fotos: @fotometrar

qualosegredo

Leave a reply